QUEM SOMOS

Em 1938 foi instituído o Sindicato dos Representantes Comerciais e das Empresas de Representação Comercial do Estado de São Paulo.

Em 1965 foi reconhecida a profissão de representante Comercial e criado o CORCESP - Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de São Paulo - com a finalidade de fazer cumprir as normas legais, que regulamentam a profissão.

Estas duas entidades de classe compõem o Sistema SIRCESP - CORCESP que busca a defesa dos interesses da categoria dos Representantes Comerciais, contribuindo para sua capacitação profissional, para o exercício da cidadania e propiciando serviços que facilitem sua atividade.

Para auxiliar na capacitação profissional do Representante Comercial, o Sistema SIRCESP - CORCESP instituiu em 1972 o CIAP - Curso Intensivo de Aperfeiçoamento Profissional - com conteúdo voltado á técnicas de vendas, comunicação oral, legislação própria da categoria (Lei 4886/65 e 8420/92), contratos comerciais, previdência social, obrigações fiscais e marketing pessoal.

O CIAP foi um marco na história da representação comercial, por ter sido pioneiro e ter buscado instrumentos básicos e necessários ao exercício profissional. Ele foi ministrado de Agosto/72 a Dezembro/99, com 53 turmas.

Contudo o Sistema SIRCESP - CORCESP, imbuído do espírito renovador da atual Diretoria Executiva, entendeu que era necessário ampliar as oportunidades de aperfeiçoamento da categoria, inserindo-a no contexto de mudanças do 3°milênio.

Para isto concebeu o novo CIAP, agora Centro de Integração e Aperfeiçoamento Profissional.

Era fundamental manter o nome CIAP, um marco ao longo de 27 anos.

Por que CIAP - Centro de Integração e Aperfeiçoamento Profissional?

A manutenção do nome CIAP se deve ao expressivo significado de cada termo que o compõe e, portanto, ele precisa ser compreendido em seu escopo amplo, qual seja:

Centro: ponto de convergência que busca a atenção do RC ao seu foco realizar a comercialização de produto a fim de alcançar seus sonhos.

Integração: estabelecida a aliança a parceria do RC com a REPRESENTADA e o Sistema SIRCESP - CORCESP, um elo forte, capaz de dirimir suas dúvidas através de colaboradores qualificados.

Aperfeiçoamento: envolve a busca de inovações, atualizações, mudança, para que o RC atinja o sucesso profissional e a sua inserção na atualidade.

Profissional: E o RC enquanto um ser humano compreendido em suas três dimensões: Dimensão Racional, Dimensão Física e Dimensão Mental.

Dimensão Racional - O que o RC precisa saber: conhecer sobre sua atividade;
O que o RC precisa saber fazer: suas habilidades no exercício da profissão;
O que o RC precisa querer fazer: suas atitudes no exercício profissional.

Dimensão Física - Como RC precisa estar preparado fisicamente para o exercício profissional; os cuidados com a saúde física e seu organismo; o risco dos excessos; o cuidado com a dentição, visão e postura física.

Dimensão Mental - Como o RC precisa lidar emocionalmente com situações de pressão, mantendo-se equilibrado, dando espaço para atividades profissionais, de lazer, sociais, familiares, afetivas, espirituais e pessoais.

CIAP - Atividades

Responde por cursos e programas para Formação de Representantes Comerciais em todo o estado, Palestras, Workshops, Fóruns, parceria com o SEBRAE - SP em cursos e eventos, Câmara de Negócios - Intermediação nas relações entre empresários e representantes de empresas nacionais e internacionais, Agenda de salas para reuniões, entrevistas e treinamento para empresas e representantes, Relações Institucionais, Feiras e Eventos, parcerias com universidades, escolas e pioneiro no estado de São Paulo, na formatação do Curso Superior em Gestão de Representação Comercial, junto a FMU.

Avenida Brigadeiro Luis Antonio, 613 - CEP 01317-000 - São Paulo - SP - Horário de Atendimento: 9:00 às 18:00 - Fone: 11 3188-7700 - Copyright C 2017 Sircesp - Casa do Representante